Uma fatbike, impos-se na segunda parte da etapa maratona, do terceiro dia da Gaes Titan Desert by Garmin. Com Ignacio Ariel Gili como protagonista, o argentino, que conquistou duas segundas posições no ano passado e terminou em terceiro na edição anterior, acrescentou a sua primeira vitória no deserto marroquino.
Depois de duas primeiras etapas em que a montanha foi protagonista, hoje os ciclistas cobriram grandes partes de trilhos de areia. Além disso, estes começaram a rolar depois de terem dormido no deserto e sem poder receber assistência no dia anterior.
Depois de algumas escaramuças que não tiveram transcendência na etapa, a areia foi a protagonista da etapa. Foi no meio da etapa o momento em que Ignacio Ariel Gili e Josep Betalú deram um golpe no grupo, que foi definitivo. Os dois escaparam e vieram com o seu ritmo forte, que não poderia ser igualado pelo grupo perseguidor.
Assim, ao Km 70 tinham 45 segundos de vantagem, e um minuto e meio ao km 80. A vantagem fica estabilizada em cerca de dois minutos, em comparação com o grupo perseguidor: Guillem Muñoz, Moses Duenas, Toni Bou, Julen perseguir Zubero, Sebastián Tamayo, Oriol Colômé, Manuel EL Triki Beltrán e Ramón Sagués.
O golpe final aconteceu nos últimos 20 quilómetros, Josep Betalú teve oportunidade de aumentar a sua distância na geral. No quilometro 110 a vantagem foi de três minutos e meio, e na linha de chegada foi de 5’32. A vitória não foi contestada. Gili cruzou ameta na primeira posição.
Quanto às meninas, a etapa foi resolvida de maneira muito semelhante à de ontem. Ramona Gabriel começou como a primeira e Anna Ramírez ficou para trás. Mas depois de um grande esforço de equipa, com Melcior Mauri a puxar pelo grupo, eles juntaram-se. Na linha de meta Ramírez reverteu o resultado de ontem e, desta vez sim, somou sua primeira vitória neste Gaes Titan Desert by Garmin 2018.
Video da etapa:
Toda a info em titandesert.com.