Pouco antes da chegada do novo ano, a Canyon Bicycles GmbH foi alvo de um enorme ataque informático, aparentemente, foi um grupo organizado, especializado neste tipo de ataques, os autores conseguiram obter acesso aos sistemas informáticos da Canyon.

Software e servidores foram encriptados e bloqueados em alguns países. O site www.canyon.com não foi afetado e as encomendas via loja online continuaram a ser colocadas, como habitualmente, enquanto isso, o ataque foi identificado e interrompido, de acordo com as informações obtidas até ao momento.

“O ataque demonstrou intenção criminosa”, disse o fundador e CEO da Canyon, Roman Arnold. “Devido à encriptação da nossa infraestrutura, o trabalho e os processos do negócio foram afetados temporariamente e em massa. O nossa localização de Koblenz foi diretamente afetada, pois era onde estavam alojadas todas as nossas empresas internacionais, com exceção da empresa americana, uma vez que esta opera com o seu próprio sistema.”

Roman Arnold CEO Canyon Bicycles“Infelizmente, estamos à espera de alguns atrasos no contato e na entrega ao cliente, nos próximos dias. Estamos a fazer todos os esforços para que o impacto sobre os nossos clientes seja o mais baixo possível, de modo a podermos voltar ao normal, o mais rapidamente possível.”

Roman Arnold continuou. “Lamentamos muito este incidente e pedimos desculpas pelo fato de a Canyon não poder oferecer o seu padrão normal de serviço.”

Imediatamente após o ataque se tornar conhecido, a Canyon informou as autoridades responsáveis. A Canyon tem trabalhado em estreita cooperação com o departamento de investigação criminal de Koblenz e o departamento estadual de investigação criminal, desde a data do incidente. Além disso, a Canyon informou o comissário estadual para a proteção de dados na Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz).

Serão apresentadas queixas contra os autores do crime. Especialistas nas áreas de IT, forense e cibersegurança conseguiram rapidamente analisar e controlar o ataque e já iniciaram medidas de prevenção.

Deixar uma resposta