PUB

A Cannondale Factory Racing vai estar na disputa do Cape Epic 2020

Henrique Avancini of Cannondale Factory Racing closely follows his partner Manuel Fumic during stage 3 of the 2019 Absa Cape Epic Mountain Bike stage race held from Oak Valley Estate in Elgin, South Africa on the 20th March 2019. Photo by Shaun Roy/Cape Epic PLEASE ENSURE THE APPROPRIATE CREDIT IS GIVEN TO THE PHOTOGRAPHER AND ABSA CAPE EPIC
PUB

Em 2016 terminaram em quarto. Em 2017, terminaram em quinto. Em 2018, subiram ao pódio, terminando em terceiro. Em 2019, subiram um lugar, ganhando a medalha de prata. A questão para o Absa Cape Epic de 2020 é se a Cannondale Factory Racing consegue juntar os nomes Manuel Fumic e Henrique Avancini à lista de vencedores da corrida.

Cannondale Factory Racing Cape Epic 2020
Photo by Nick Muzik/Cape Epic

Fazer isso não será fácil, eles vão enfrentar terrenos formidáveis e o percurso, que tem sido a questão mais desafiadora para os equipamentos, nos últimos anos.

PUB

Sendo dois dos atletas mais simpáticos e carismáticos do desporto, Fumic e Avancini são os favoritos do público a sua tentativa de vencer A-Corrida-Que-Mede-Tudo, que até agora lhes tem escapado, será seguida de perto por fãs do BTT de todo o mundo, mas a atenção especial virá da África do Sul, Alemanha e, claro, do país natal de Avancini, o Brasil.

“A cena do BTT está a crescer rapidamente no Brasil”, afirmou o quatro vezes campeão brasileiro de cross-country. “Não sei explicar todas as razões pelas quais os brasileiros têm tanta paixão pelo BTT. Tudo o que posso dizer é que temos um amor especial por este desporto”.

Photo by Nick Muzik/Cape Epic

A prova da adoração do Brasil ao BTT é o facto de existirem 25 equipas brasileiras registadas para disputar o Cape Epic 2020; além do comprometimento físico destes atletas, o Brasil contribuiu com a segunda maior quantidade de visualizações para a transmissão ao vivo de 2019.

Voltando a sua atenção para como encaixar uma corrida por etapas de classe mundial num movimentado ano olímpico, o ex-campeão mundial de maratona acrescentou: “Do meu ponto de vista, esta corrida é uma das maiores para qualquer ciclista de montanha. Acredito que qualquer ciclista que inicie o Absa Cape Epic precisa de a terminar.”

Os pensamentos de Avancini sobre o assunto são ecoados pelo seu parceiro, Fumic. “Nos últimos anos, a África do Sul em geral, e Stellenbosch, em particular, tornaram-se a base da equipa para a nossa preparação”, disse o alemão. “Estamos felizes por voltar a participar num dos maiores eventos do calendário de BTT, o Absa Cape Epic é o derradeiro teste”.

Photo by Nick Muzik/Cape Epic

“Evoluímos ao longo dos anos, conquistámos muitas vitórias em etapas e dois pódios na geral”, destacou Fumic. “Estamos de volta este ano para finalmente obter a camisa amarela e a vitória na geral”.

O campo de treino da Cannondale Factory Racing ocorreu mais uma vez na África do Sul em dezembro de 2019. Toda a equipa, composta por atletas, gestor de equipas, gestor de desempenho, técnico treinador, treinador de ginásio, mecânico, fisioterapeuta e chef, passou 15 dias a familiarizar-se com o terreno e as temperaturas do Cabo Ocidental, bem como o teste de equipamentos em percursos semelhantes aos percorridos em março. Num dos seus poucos dias de folga, Avancini e Fumic juntaram-se a Oliver Munnik e Craig Kolesky para filmar o Land Rover Technical Terrain das Etapas 1 e 2, que será lançado nas próximas semanas.

Para Fumic, o parceiro sénior da equipa, 2020 será a sua tentativa final para o título. “2020 é a minha última temporada, depois de 20 anos de corridas”, esclareceu. “Ganhei muitas corridas na minha carreira, mas ainda me falta a grande vitória no Cape Epic. Estou muito motivado e realmente ansioso pelo último desafio com Henrique e a minha Cannondale Team”.

Photo by Nick Muzik/Cape Epic

Para isso, a Cannondale Factory Racing precisará superar os vencedores de 2019, a SCOTT-SRAM MTB-Racing, dada a natureza feroz das suas batalhas em Hermanus, Elgin e Stellenbosch em março de 2019, os fãs do BTT aguardam ansiosamente a desforra entre a dupla Nino Schurter / Lars Forster e Fumic / Avancini. “Claro, Nino e Lars serão uma das equipas a ter em conta em 2020 e vou gostar de ter esse tipo de desforra no meu último ano”, disse Fumic. “Tivemos algumas boas lutas com eles e foi uma corrida à justa em 2019”.

“Estou empolgado por ver Nino e Lars de volta na corrida e ter a hipótese de correr contra eles enquanto pedalo com Fumic pela última vez”, concordou Avancini. “É importante estar na mesma página que o seu parceiro, caso contrário, pode estar mais motivado com algo do que o seu parceiro”, aconselhou Avancini. “Isto está relacionado com tudo na corrida. Manter o equilíbrio emocional e as ambições no mesmo nível é a chave para o sucesso”.

“O Absa Cape Epic é imprevisível; é selvagem e difícil de vencer”, refletiu Fumic.

Os fãs podem ter certeza de que a equipa Cannondale Factory Racing garantirá mais uma vez que a corrida de 2020 seja emocionante.

Oito etapas emocionantes de ação de BTT aguardam e, como Fumic disse: “Tudo pode acontecer e isso torna o Cape Epic tão único. Mal podemos esperar… “

PUB

Exit mobile version