77ª Volta a Portugal Liberty Seguros

813

77ª Volta Portugal Liberty Seguros CamisolaA Volta a Portugal Liberty Seguros está de regresso à estrada como acontece todos os anos desde 1927. Em cada agosto o calor da competição aquece paixões, alimenta sonhos e torna realidade o que parece inalcançável. É ali mesmo, no esforço do asfalto quente, que se revelam suores, lágrimas e vitórias…

De 29 de julho a 9 de agosto, abre-se o livro que guarda a história da maior competição velocipédica portuguesa escrevendo uma nova página onde será acrescentado mais um nome para figurar ao lado dos que têm escrito alguns dos mais belos momentos do ciclismo nacional. Entre o prólogo de Viseu e a etapa de consagração em Lisboa têm a palavra os homens que vão pedalar os exigentes 1551,7 Km da edição 77 da Volta. À beira da estrada ou em frente à televisão, todos os dias, por volta das 17h30, será conhecido um novo herói entre a centena e meia de homens que se lançam no sonho e nas intrépidas emoções da Volta.

77ª Volta Portugal Liberty Seguros cartazQuilómetro a quilómetro

Depois de ter sido palco do Dia de Descanso, em 2014, Viseu mantem-se na ribalta dando a conhecer, desta vez, os protagonistas da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. No centro histórico da “cidade de Viriato” vai passar um Prólogo inédito de 6 Km discutido em sistema de contrarrelógio individual. Suficientemente extenso para fazer as primeiras diferenças entre os favoritos, todos os centésimos de segundo vão contar neste arranque de competição que vai atribuir a primeira liderança.

Apresentações feitas e primeiros quilómetros percorridos na “Grande Partida”, é o momento da caravana seguir viagem. A primeira etapa em linha é precisamente a mais longa. São 196,8 Km entre Pinhel e Bragança celebrando o regresso do nordeste transmontano e da Serra de Bornes à Volta a Portugal.

A segunda etapa representa um outro regresso à competição: Macedo de Cavaleiros, ponto de partida para os difíceis 175,6 Km que vão terminar no alto da Serra do Larouco, em Montalegre, a 1525 metros de altitude. As quatro contagens para o Prémio de Montanha, a última de 1ª categoria coincidindo com a meta, vão certamente animar a festa do ciclismo.

Na terceira tirada, da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros, com a Serra do Barroso, como pano de fundo, Boticas, à semelhança de 2014, dará início a uma etapa levando, desta vez, a caravana até ao Minho. Em Fafe, após 172,2 Km é expectável uma chegada em bloco com discussão ao sprint a acontecer na emblemática Praça 25 de Abril.

Um dos dias mais aguardados em cada Volta a Portugal é a sempre a emocionante chegada à mítica Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto. Nesta edição acontece no primeiro domingo de prova. Alvarenga, freguesia do concelho de Arouca, abre caminho aos 159,4 Km que vão ter como principal cenário a Região Demarcada do Douro.

Depois do verdadeiro e emocionante espetáculo da chegada a Braga, no ano passado, a “Cidade dos Arcebispos” serve, desta vez, de palco de partida da quinta etapa da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros. A caravana ao sair da freguesia de Palmeira vai homenagear Peixoto Alves. Após evocar o vencedor da Volta há 50 anos, o pelotão

vai enfrentar 169,4 Km até terminar o dia no Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Ao sétimo dia de competição, Ovar é a grande novidade oferecendo a Praia do Furadouro como cenário de partida da etapa que antecede o Dia de Descanso. Os 154,1 Km que vão ligar a “Cidade Vareira” a Oliveira de Azeméis deverão permitir aos sprinters assumirem o protagonismo do dia. Sem montanha para enfrentar, espera-se uma chegada a alta velocidade à Avenida D. Maria I. O espírito da Volta continuará em Oliveira de Azeméis pela noite fora e no dia seguinte com as mais diversas iniciativas organizadas no âmbito da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

Recuperado o fôlego após a jornada de descanso, Condeixa-a-Nova – município em estreia absoluta na prova – entra pela “porta grande” ao protagonizar a partida da etapa rainha de 2015. Nessa quinta-feira, 6 de agosto, a dificílima subida da Serra da Estrela em direção à Torre apresenta-se, mais uma vez, como a derradeira oportunidade dos trepadores. Entre Condeixa-a-Nova e o topo do continente português, no concelho de Seia, serão percorridos 171,3 km, recuperando a mitica escalada pela vertente, Covilhã – Penhas da Saúde – Seia (Torre).

Após as mais que prováveis emoções fortes na Serra da Estrela, a caravana da Volta a Portugal alinha-se na cidade mais alta de Portugal, a Guarda. O pelotão de resistentes, com 180,2 Km pela frente, rumará a Castelo Branco. No final da tirada, a emblemática e empedrada Avenida Nuno Álvares estará, como sempre, em festa para assistir a mais uma emocionante chegada ao sprint.

Todos os que resistirem até aí terão pela frente, na 9ª etapa, uma prova de esforço individual entre a Praia do Pedrógão e Leiria. O percurso do contrarrelógio de 34,2 km vai colocar os corredores na margem do rio Lis e a abraçar Monte Real, para depois recuperar o traçado da estrada nacional 109 até ao centro de Leiria. Após a cronometragem rigorosa deste dia ficará mais definida a classificação geral individual da edição de 2015 da Volta a Portugal em bicicleta que estará a terminar.

Por fim, na 10ª e última etapa, assiste-se ao regresso de Vila Franca de Xira ao mapa da prova. Já lá vão 39 anos desde que a cidade assistiu, pela última vez, a uma partida de etapa da Volta a Portugal. Até Lisboa, numa considerada etapa de consagração, cumprem-se os derradeiros 132,5 Km. A passagem por Sacavém, de onde é natural Francisco Araújo, representará uma homenagem da organização da Volta ao mecânico histórico do ciclismo português que sempre acompanhou Joaquim Agostinho. No coração da capital portuguesa, o circuito final com cerca de sete quilómetros, percorrido sete vezes, promete agitar todos quantos se deslocarem à Avenida da Liberdade, junto ao Marquês de Pombal. Depois de 1 Prólogo e 10 etapas, em 11 dias de competição, a apoteose será para coroar o Rei da 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros.

77ª Volta Portugal Liberty SegurosPalavra de Diretor

«A 77ª edição da Volta a Portugal Liberty Seguros tem todos os ingredientes para manter intactas as premissas que fizeram desta competição um dos mais populares eventos desportivos nacionais. A Volta mantém palcos míticos como a Torre e a Senhora da Graça, a mais recente descoberta ao nível de dificuldades traduzida na subida à Serra do Larouco, em Montalegre, um contrarrelógio muito competitivo em Leiria, sem esquecer a estreia absoluta de Condeixa-a-Nova. É verdade que não teremos ainda este ano o Alentejo e o Algarve, mas recuperámos o nordeste transmontano que, com certeza, vai também contribuir decisivamente para o sucesso desta edição da Volta a Portugal em bicicleta.» Joaquim Gomes

A 77ª Volta a Portugal Liberty Seguros tem como municípios intervenientes nas Partidas e Chegadas de Etapas: Viseu, Pinhel, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Montalegre, Boticas, Fafe, Alvarenga, Mondim de Basto, Braga, Viana do Castelo, Ovar, Oliveira de Azeméis, Condeixa-a-Nova, Seia, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Vila Franca de Xira e Lisboa. Na passagem da Volta a Portugal Liberty Seguros por outras localidades, existem municipios envolvidos com a organização, como é o caso de Figueira de Castelo Rodigo, Mirandela, Valpaços, Covilhã, Sabugal, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Alenquer.

São patrocinadores oficiais a Liberty Seguros, Banco BIC, RTP, Fundação do Desporto, A Bola, Antena 1, Cison, JCDecaux, Revista Ciclismo a Fundo, Edp, KIA, NOBRE, Delta Cafés, Conselheiros da Visão, Raposeira, Festina, Vitalis, Arko, Paulo Duarte Transportes, Fundação INATEL, CARMIM, AVIS, GLASSDRIVE, Atum General, Estanhos D. António, KTM Bikes, Ach Brito, Shimano, Cachaça 51, Cartosis, GRUPO VENDAP, Ameno, Evoc, BDR, Hippos, PACTO, DietSport, Carpintaria Cristóvão Maciel, Humadecoração, Pastelaria Chafariz, Capri-Sonne, Pestana, Turismo Centro Portugal, Reguengos de Monsaraz -Cidade Europeia do Vinho 2015, Associação Salvador, Nova School of Business & Economics, WCM, Classificações.net, Infraestruturas de Portugal e Instituto Geográfico do Exército.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome