4º Passeio/Raid BTT do Lapedo

551

O Passeio/Raid do Lapedo vai este ano na sua 4ª edição.

É um evento organizado pela TRALLA (Tasca do Rossio, Associação de Lazer do Lapedo e Amigos) em conjunto com os Montes de Adrenalina, uma equipa de BTT amadora local.

O Raid conta nesta edição com cerca de 46 Km´s e 1150mts D+ percorridos essencialmente em caminhos rurais e inúmeros single-tracks, passando pelos locais mais pitorescos das aldeias circundantes. O passeio por sua vez, tem cerca de 25 Km´s e 550mts D+ e coincide com a primeira parte do raid, sendo a separação após o 1º reforço.

O percurso é bastante técnico, sendo o objectivo principal da organização proporcionar uma manhã de diversão e convívio, divulgar a zona envolvente e criar condições para a prática do BTT a longo prazo.

Alguns single-tracks são já emblemáticos, de entre os quais se destacam: o Trilho Panorâmico, rápido e com vista sobre todo o vale onde se situa a localidade de Caldelas; o Trilho do Javali, na encosta com vista para a Caranguejeira, num sobe e desce constante no meio de densa vegetação; o Trilho das Bouças e a nova variante, com partes rápidas e partes técnicas em que mergulhamos no vale do Lapedo, uma das maiores e mais antigas formações cársicas da Península Ibérica, com grande valor arqueológico, rico em fauna e flora e importante devido à descoberta de vestígios de ocupação humana no paleolítico; o Trilho da Caximater, na encosta do Lapedo oposta à do Trilho das Bouças, técnico e de grande beleza paisagística.O Trilho do Lagar, vindo da ligação dos Trilhos dos Fornos da Cal em que se pode desfrutar destes trilhos muitos agradáveis com passagem por um antigo lagar; o Trilho do Miradouro, na parte mais alta do Lapedo e pela encosta com uma vista que atinge o maior alcance visual, entre elas a Caranguejeira, este ano em sentido contrário sem descer ao Lapedo, mas com ligações muito boas a vários trilhos.

Este ano juntam-se também alguns trilhos novos, que têm tudo para se tornarem bastante apreciados, entre eles: o Trilho do Cepa, serpenteante e cheio de adrenalina; o Trilho da Minhaca, com mais de 1.5 km´s de extensão que segue uma linha de água entre enormes paredes calcárias e densa vegetação, servido por pontes e passando junto a um antigo lagar; o Trilho da Buraca da Moira, um trilho que passa entre um vale que antigamente era local de passagem entre os mais antigos. Foi restaurado parte dele e adaptado à prática do BTT, passando por uma antiga pista de motocross e com acesso ao parque de merendas.

Para além do percurso, os reforços com grelhados e o almoço com o conceito “Sopas, Bifana e Bebida” ajudam a cimentar o ambiente de confraternização.

Em termos de prémios, de realçar o prémio para a maior equipa: um Leitão à Boa Vista, Ex-libris da freguesia e dos mais saborosos a nível nacional.
Mais informações aqui.
Inscrições aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome