Um dos eventos mais exigentes da Europa decorre na região Norte de Portugal
Desafio, superação e muita vontade de redefinir limites, são o mote para a ultramaratona de BTT Mountain Quest, a decorrer entre os dias 18 e 19 de junho de 2016, nas serras da Aboboreira, Marão, Sr.ª da Graça e Alvão. A 4ª edição do Mountain Quest alia o lazer, a competição e a superação, numa prova que já é uma referencia em Portugal e voltará a surpreender os mais ousados.
A prova é feita em autonomia total e apenas a navegação GPS permite guitar os atletas pelas montanhas, assinalando os pontos mais importantes. As distâncias compreendem os 180 Km e/ou 70 Km, onde no primeiro dia se alcançam 7000 metros de desnível positivo. Estão são algumas das características desta ultramaratona de BTT, que pretende elevar e partilhar com todos os participantes a beleza representada pelas serras que emolduram a região do Tâmega e Trás-os-Montes.
As inscrições podem ser feitas individualmente ou em duplas, e a ultramaratona divide-se em três percursos: o Warrior de 70km, que parte de Amarante rumo ao Marão, passando pelo parque Eólico Pena Soar e Ponte de Arame (19 de junho); o Gladiator de 180Km, que parte igualmente de Amarante, seguindo para a Serra da Aboboreira, passando pela Sr.ª da Serra – ponto mais alto do percurso – , parque Natural do Alvão e Senhora da Graça (18 de junho); e o Spartacus de 180Km + 70km, um verdadeiro teste às capacidades dos mais destemidos, com a possibilidade de realizarem as duas provas. Paralelamente, realiza-se ainda uma caminhada, fora do contexto competitivo, em plena Serra do Alvão.
Para além da importância no contexto desportivo, o Mountain Quest reflete a riqueza da região a diferentes níveis, tais como os recursos naturais, os monumentos, as tradições, a cultura e a gastronomia. São várias as entidades que estão envolvidas e que trabalham em parceria para conseguirem organizar e oferecer aos visitantes e atletas os melhores serviços.
Porque o ambiente e o envolvimento da comunidade são algumas das principais preocupações da organização, 1€ das inscrições reverte a favor da ‘Terra dos Homens’, associação de apoio a crianças e jovens desfavorecidos de Amarante. O Mountain Quest apoia também ‘Os Pecaninos’, uma associação que ajuda animais abandonados em Paços de Ferreira.
O 4º Mountain Quest conta com o apoio do Município de Amarante, da Câmara Municipal de Mondim de Bastos, da Dolmen, da TMG Terapias e da Botas Bike Shop.
A 4ª edição do Mountain Quest posiciona-se como uma das provas mais exigentes da Europa. A organização descreve o Mountain Quest como: “uma ultramaratona concebida com o objectivo principal de ser uma aventura épica na montanha. Não é só mountain bike, é muito mais. É a vida”.
O período de inscrições decorre até 31 de maio 2016. Mais informações e inscrições em www.bikemountainquest.com.