O Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION regressa no dia 14 de maio com a realização do 4º BTT DHI Vila de São Torcato (Guimarães) prova para a qual é esperada a participação de muitos atletas e de muito público.
Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, Junta de Freguesia de São Torcato e São Torcato DH, o 4º BTT DHI Vila de São Torcato será a segunda prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION. A competição será disputada na pista de Down Hill estreada em 2013 e que termina nas imediações do Campo de Futebol do União Torcatense.
Definida pela maioria dos pilotos como “técnica, rápida e super divertida”, a pista de São Torcato confirmou anteriormente reunir excelentes condições para a prática do DHI e volta a integrar o calendário minhoto.
A segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, que contará com cronometragens a cargo da SportChip, além das categorias de competição, será aberta à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
A prova, patrocinada pela Bike House, incluirá um período para treinos entre as 10h00 e as 12h00 (competição) e as 10h30 e as 12h00 (promoção), realizando-se uma manga de qualificação às 13h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h30.
A participação no 4º BTT DHI Vila de São Torcato é gratuita para atletas federados. O secretariado para confirmação das inscrições decorrerá entre as 9 e as 10 horas (promoção) e as 10 horas e as 12 horas (competição). As pré-inscrições devem ser efetuadas através do email [email protected].
O 4º BTT DHI Vila de São Torcato tem o apoio Junta de Freguesia de São Torcato, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Bike House, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, www.sportchip.net, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe, Bike Magazine (revista oficial) e do comércio e indústria local.
Na última edição do DHI Vila de São Torcato, Fernando Silva e Filipa Peres, Campeão do Minho e Campeã Nacional de Down Hill, foram os vencedores em elites do 3º BTT DHI Vila de São Torcato, terceira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION disputada. Na pista de São Torcato também venceram Bruno Almeida (juniores), João Teixeira (cadetes), Manuel Bessa (master 30), Antero Oliveira (master 40), Joaquim Dias (master 50), Paulo Nuno (promoção) e Restauradores da Granja – Centro Óptico de Fafe (equipas). Cerca de uma centena de atletas rumou até à Vila de São Torcato para participar na prova disputada na pista de Down Hill estreada em 2013 e que beneficiou de melhoramentos para acolher em 2016 o Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION.
São Torcato é uma freguesia do concelho de Guimarães que se caracteriza por ser genuinamente rural mas com um marcado desenvolvimento.
A Vila de S. Torcato situa-se a 6 kms da cidade de Guimarães sendo uma das mais importantes vilas do concelho de Guimarães por se centralizar perante um conjunto de freguesias: Atães, Aldão, Gominhães, Gonça, Selho S. Lourenço, Rendufe, S. Torcato, Arosa, Castelões e Mesão Frio.
Com património e tradições peculiares preservadas – nomeadamente, o folclore e as festas que ali decorrem durante todo o ano – a devoção para com o santo padroeiro, São Torcato, destaca-se como elemento fundamental componente religiosa da freguesia. Aliás, o seu orago é o próprio São Torcato, cujas relíquias (o seu corpo conservado, segundo a expressão popular, incorrupto) são veneradas no santuário de São Torcato, situado na freguesia.
Elevada a vila em Junho de 1995, a freguesia constituiu, até ao início do século XIX, o couto de São Torcato.
A 20 de Junho de 1049, o couto de São Torcato foi dado ao Mosteiro de Mumadona, então conhecido pelo Mosteiro de Guimarães, pelo Rei D. Fernando e pela sua esposa a Rainha D. Sancha. Em 1173, o Mosteiro de São Torcato foi desanexado da Colegiada e nesse mesmo ano em Abril, o Rei D. Afonso Henriques dou carta de couto ao prior de São Torcato, D. Paio.
O Papa Inocêncio V, a 15 de Maio de 1276, conferiu por Bula o Mosteiro de São Torcato sobe a regra de Santo Agostinho. Esta Bula permite saber nos dias de hoje, que o mosteiro possuía a Igreja de Santo Emilião de Riba D´Ave e terras dos bispados de Braga, Porto, Lamego e Viseu.
Sabe-se ainda, através de uma carta passada pelo rei D. Afonso IV, que o Couto de São Torcato foi judiciado em 1836 ao Mosteiro de São Torcato.