4ª Edição do PORTUGAL MTB começa amanhã

85

A 4ª Edição do PORTUGAL MTB irá decorrer de 1 a 6 de Maio de 2018, percorrendo cerca de 425 km’s em trilhos dos concelhos de Viseu, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vouzela.

O PORTUGAL MTB 2018 é uma competição de BTT incluída no calendário mundial da UCI – União Ciclista Internacional desde a 2ª edição, sendo que em 2018 será a 1ª edição como prova de nível S1.

A inclusão do PORTUGAL MTB 2018 no calendário internacional de nível S1, patamar superior das provas mundiais de MTB, representa o reconhecimento e a certificação para este projeto, por muitos considerado inovador, que foi idealizado e é colocado no terreno por uma jovem equipa técnica com raízes no distrito de Viseu, que tem merecido o apoio de diversas autoridades e entidades públicas e privadas, locais e nacionais.

O projeto “PORTUGAL MTB” nasce da ideia do seu mentor, de criar na sua região uma prova de competição ao nível do BTT que fosse atrativa à participação de atletas de topo e que através deles se cumprisse o objetivo de contribuir para a divulgação internacional das condições únicas dos trilhos que percorrem as montanhas, “verdadeiramente mágicas” da região, valorizadas pela inigualável hospitalidade das suas gentes e pela qualidade da vasta oferta hoteleira e gastronómica existentes.

O PORTUGAL MTB, de um modo crescente e sustentado, é já uma referência no calendário da modalidade e a sua repercussão nacional e internacional merece destaque, seja pelas milhares de visitas nas redes sociais ou ainda pelos artigos em publicações generalistas e da especialidade, alguns assinados por atletas de renome em diversos países.

O conceito PORTUGAL MTB, é desenvolvido pela equipa da Stop And Go, tendo como ponto de partida a ideia de criar um modelo de competição até então inexistente em Portugal e até pouco comum a nível internacional. A motivação foi a de criação de um grande evento de MTB com forte aposta na inovação em termos organizativos, daí resultou a construção de um projeto diferente dos demais, muito desafiante em termos desportivos pela escolha de trilhos de elevado grau de exigência, mas completo em termos de suporte logístico, onde ao atleta tudo lhe será assegurado através de uma “inscrição com tudo incluído” – neste package, a organização garante aos atletas uma completa diversidade de serviços antes, durante e após a prova, acompanhando os participantes internacionais desde a sua entrada em Portugal, garantindo a reserva de alojamento e alimentação nos diversos hotéis utilizados ao longo da prova bem como apoio médico e técnico – “apenas a bicicleta será de sua responsabilidade durante prova”.

Para o mentor deste projeto o objetivo principal do PORTUGAL MTB é o de contribuir para a divulgação do potencial desportivo e turístico da região e consequente a valorização económica deste vasto território onde a prova se desenvolve, incluído na Região de Turismo do Centro de Portugal, projeto que tem sido reconhecido pela Entidade Regional de Turismo e pelas Autarquias Locais que o apoiam desde a primeira hora.

O PORTUGAL MTB tem crescido de um modo sustentado em número de participantes, esta evolução resulta da sua notoriedade nacional e internacional, e a edição de 2018 trará à região aproximadamente 250 atletas, sendo 150 atletas estrangeiros distribuídos por duas dezenas de nacionalidades de vários continentes, merecendo destaque o facto de termos entre nós atletas do Brasil, do Japão e da Colômbia,

Esta edição terá um importante impacto económico desde logo resultantes das 1.500 dormidas e similar quantidade de refeições distribuídas pela hotelaria de Viseu, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vouzela, mas também pelo impacto extra na economia no comércio local ou ainda pela antecipação de chegada ou adiantamento da partida da região por parte de diversos participantes e seus familiares.

Em consequência do seu posicionamento no topo do calendário UCI, o PORTUGAL MTB tornou-se uma prova apelativa para um cada vez maior número de atletas e equipas de primeira linha do pelotão mundial. Desde a primeira edição que registamos a participação de atletas de uma grande diversidade de nacionalidades, sendo também de valorizar o fato de que em 2018 teremos atletas nacionais e estrangeiros que estiveram presentes em todas as edições do evento, numa evidente fidelização e que muito valoriza não só evento, mas também a região.

O pelotão do PORTUGAL MTB 2018, integrará diversos atletas de topo do atual circuito mundial, merecendo naturalmente destaque a participação do visiense Tiago Ferreira, campeão da Europa em 2017 e Campeão Mundial em 2016 e já no corrente ano vencedor de diversas provas do calendário UCI, este terá como adversários diversos outros atletas premiados: vencedores da Taça do Mundo de XCM, campeões nacionais de MTB em Portugal e em diversos outros países, bem com muitos outros já participantes em provas emblemáticas a nível mundial tais como o Cape Epic, o Andalucía Bike Race ou o Brasil Ryde. Merecedor de destaque é o crescimento da participação feminina que nesta edição atinge as 21 atletas.

A competição terá o seu início na tarde do dia 1 de Maio, com um prólogo de 6,6 km’s com partida e chegada no Palácio do Gelo, em Viseu.

Pelas 9h00 do dia 2, será a partida do Parque Urbano de Santiago em Viseu para o primeiro grande dia da competição em que os primeiros 79 km’s de trilhos levarão o pelotão até à Vila de Castro Daire.

No dia 3, a caravana inicia no centro da Vila de Castro Daire para uma etapa de 86 km’s e 2000m de altimetria em trilhos desafiantes também pelas abordagens a picos emblemáticos para os amantes do MTB como são “a passagem pelo topo das Serras de Montemuro e de S. Macário” e daí serpenteando até ao centro da cidade de São Pedro do Sul.

No dia 4, eis chegado o dia da “Etapa Rainha” do PORTUGAL MTB, com partida e chegada à cidade de São Pedro do Sul, os 96,5 km’s e a altimetria acumulada de 3250m, desafiam a caravana a ultrapassar parte significativa do conjunto das “montanhas mágicas”, por trilhos únicos que passam por aldeias emblemáticas como sejam Covas do Monte, Covas do Rio, Regoufe e a “mítica Drave”.

No dia 5, em Vouzela, destino de muitos amantes do MTB, será cumprida a 4ª etapa, os 10 km’s serão cumpridos em voltas a um circuito com enquadramento paisagístico único, onde os atletas irão deliciar os amantes da modalidade que certamente não vão faltar para apoiar.

Dia 6, o pelotão parte de Vouzela com destino às Termas de São Pedro do Sul, será uma etapa de 70 km’s e que os amantes da modalidade já designaram com a “etapa dos singles tracks”, sendo que o final da etapa e também da 4ª Edição do PORTUGAL MTB será num enquadramento fantástico das margens do Rio Vouga.

Terminará no maior Centro Termal de Portugal e um dos maiores da Europa num ambiente de festa o PORTUGAL MTB UCI 2018.

Mais info em portugalmtb.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome