PUB bikeinn_cod_728x90_por

A 41ª edição do GP ABIMOTA vai ser disputada na região centro do país, num percurso com mais de 350 quilómetros, que prometem muita animação e com 21 equipas presentes, afirma-se como a edição mais participada de sempre.

41º GP ABIMOTACinco e seis de Junho marcam o regresso da clássica do ciclismo de estrada nacional à atividade, depois da situação sanitária motivada pela COVID-19, ter obrigado ao adiamento da 41º GP ABIMOTA, inicialmente previsto para Junho de 2020.

PUB

“Para a ABIMOTA é motivo de grande contentamento podermos voltar a colocar na estrada a prova que realizamos desde 1977. Em 2020, infelizmente não foi possível realizar a prova, mas as condições de segurança a isso obrigaram.” Comentou João Miranda, Presidente da ABIMOTA.

41º GP ABIMOTAA partida vai ser dada em Fátima, no dia 5 de Junho, para a realização de uma etapa em linha, com 197,3 quilómetros. Integra duas metas de montanha, meta bolinhas, meta autarquias e uma meta volante. A chegada vai ser em Vouzela.

No Domingo, dia 6 de Junho vai ser disputada a etapa que liga Anadia a Águeda, sendo esta uma clássica do GP ABIMOTA, conhecida como a etapa das praias. Vão ser 158,6 quilómetros, com três contagens de montanha, meta autarquias, meta bolinhas e meta volante.

“Estamos certos de que iremos ter mais uma óptima edição. O traçado é muito interessante e competitivo e fica a promessa de uma grande prova ciclística.“ Rematou o Presidente da ABIMOTA.

O GP ABIMOTA vai ter a participação de 21 equipas, tendo já confirmado a presença das principais formações portuguesas, assim como de várias internacionais.

“Fomos contactados por várias equipas estrangeiras que, no entanto, não podem vir à nossa prova, devido à actual situação pandémica.” Realçou Vital Almeida, Director da Prova, que acrescentou ainda que “A segurança é para nós uma prioridade e nesta altura, trabalhamos para ter uma prova segura do ponto de vista de evitar acidentes, mas também para garantir a segurança sob o ponto de vista sanitário dos ciclistas e tudo o que os rodeia. Criamos a “zona zero”, a que chamamos a bolha, para evitar contágios nas equipas e em todos os que as apoiam e colocam esta prova em pé.”

O traçado para a presente edição prevê-se duro.

“São só duas etapas, mas são duras. Entendemos que é importante que os Sub-23 possam ter condições para mostrarem o seu verdadeiro valor. E por isso criamos este figurino de prova, com uma primeira etapa longa, é uma etapa para quem tem pernas e depois temos um segundo dia não tão longo, mas com três contagens de montanha no final, o que é uma “sobremesa” complicada.” finalizou o Director de Prova

O GP ABIMOTA vai ser disputado em duas etapas, perfazendo um total de 355,9 quilómetros de estrada

Primeira etapa

A partida simbólica vai ser dada em Fátima, no dia seis de Junho às 11h50, para dez minutos depois ser dada a partida real, na EN113, em frente à Junta de Freguesia de Fátima.

A Meta Autarquias vai acontecer em Ourém, ao 13,1 Km. Depois, ao Km 37,3, em Freixianda acontece a Meta Bolinhas. Em Alvaiázere vai ser a primeira contagem de Montanha, de terceira categoria, ao Km 45,4. Na Lousã, ao Km 94 vai haver uma Meta Volante, ao Km 94. A última meta de montanha, terceira categoria, vai acontecer na Felgueira ao Km 152.

O primeiro dia de competição vai terminar depois de 197,3 quilómetros em Vouzela.

Segunda etapa

O Complexo Desportivo de Anadia vai ser o local de partida às 12h50 e a partida real vai acontecer dez minutos depois, na EN334.

O pelotão vai seguir em direcção à costa, por isso esta ser conhecida como a tradicional etapa das praias e Mira vai acolher a Meta Bolinhas ao Km 26,3. O pelotão vai seguir para a Praia da Vagueira, onde ao Km 50,65 vai estar instalada a Meta Volante. A Meta Autarquias vai estar instalada em Sobreiro ao Km 84,65.

A parte final desta etapa vai ser marcada por três contagens de montanha, sendo a primeira em Sever do Vouga, ao Km 104,35, uma contagem de Terceira Categoria, seguindo-se uma contagem de Segunda, que vai terminar em Talhadas, ao Km 115,5 e, por fim, após 146,6 quilómetros, acontece a derradeira contagem de Montanha, uma quarta categoria, em Belazaima do Chão.

Como a tradição ainda é o que era, Águeda vai receber a meta final após serem disputados 158,6 quilómetros.

As camisolas que vão ser disputadas:

  • Camisola Bolinhas – Geral Metas Bolinhas – Patrocinada por Ribeiro Escala
  • Camisola Xadrez – Geral Meta Autarquias – Patrocinada por Lechler
  • Camisola Branca – Geral da Juventude – Patrocinada por Turismo do Centro de Portugal
  • Camisola Encarnada – Melhor Corredor de Equipa de Clube – Patrocinada por SRAM
  • Camisola Rosa – Geral de Metas Volantes – Patrocinada por Pecol – Power Tools
  • Camisola Azul – Geral Meta de Montanha – Patrocinada por Navarra
  • Camisola Verde – Geral por Pontos – Patrocinada por Hydro
  • Camisola Amarela – Vencedor da Geral – Patrocinada por Miranda

Equipas inscritas:

ANTARTE / FEIRENSE
ATUM GENERAL / TAVIRA / MARIA NOVA HOTEL
EFAPEL
KELLY / SIMOLDES / UDO
L.A. ALUMINIOS / L.A. SPORT
LOULETANO / LOULÉ CONCELHO
RADIO POPULAR / BOAVISTA
TAVFER / MEASINDOT / MORTÁGUA
W52 / FC PORTO
ACD MILHARADO / DRIVEONHOLIDAYS / MAFRA
ACDC TROFA / WPROTEK
ADEGA MOR / G.D.M. / CACB
ALMODÔVAR / DELTA CAFÉS / CRÉDITO AGRÍCOLA
FORTUNNA / MAIA
JV PERFIS / GONDOMAR CULTURAL
SANTA MARIA DA FEIRA / SEGMENTO D EPOCA / REOL
SICASAL / MITICAR / TORRES VEDRAS
TEAM PORMINHO SUB23
ESSAX
GIOS KIWI ATLANTICO
PREVILEY COFORMA ATRA SPORT LPS

PUB