2º Cycle Chic Lisboa

257
No próximo dia 19 de Maio de 2012 (Sábado), pelas 15h30, irá realizar-se o 2ºEvento Cycle Chic Lisboa.

Uma organização do Lisbon Cycle Chic, que terá como actividade principal um passeio pelo centro da cidade, com um cariz marcadamente não-desportivo, mostrando que a bicicleta é um meio de transporte válido na cidade, e que a atitude Cycle Chic pode ser uma opção. No ano passado, apesar das adversidades colocadas pela tempestade que se abateu sobre Lisboa nesse dia, o evento foi um sucesso – mais de 200 pessoas pedalaram debaixo de uma chuva intensa, uma experiência que ninguém irá esquecer certamente.

Para além do passeio, que terá início e fim na praça do Campo Pequeno, este espaço será dinamizado com uma exposição de produtos relacionados com a bicicleta numa perspectiva utilitária. Pretende-se assim divulgar este segmento de mercado ainda pouco explorado no nosso país, potenciando o recurso à bicicleta como meio de transporte. Na zona de exposições, iremos também realizar outras actividades como sejam uma Slow Bike Race ou um desfile na “passerele Cycle Chic”.

Uma tarde para celebrar a bicicleta como meio de transporte, na cidade de Lisboa. Não é um evento desportivo, mas um passeio de bicicleta descontraído pelas ruas da capital. Assim, não é requerido qualquer equipamento para praticar “ciclismo” ou desporto em geral.

Dentro do estilo próprio de cada um, não se exige nenhum código de vestuário – clássico, casual, alternativo… a escolha é sua, mas sempre no espírito Cycle Chic.

O passeio em si, será por um percurso acessível a todos, com o objectivo de mostrar que para se andar de bicicleta em grande parte da cidade, não é necessário ser atleta. É um meio de transporte alternativo, mas que se quer preferencial – uma maneira rápida e conveniente para “ir de A a B”.

Sempre num ritmo descontraído, iremos prezar o convívio, mas sem descurar a segurança. Como acreditamos que a mesma não depende de equipamentos de segurança passiva, mas sim do modo como se circula, essa será a estratégia a seguir – fomentar a segurança activa, baseada numa condução calma e defensiva.

O evento é co-organizado também pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Embaixada da Dinamarca.
A participação no passeio será gratuita, mas a inscrição é obrigatória para que os participantes estejam cobertos pelo seguro. As inscrições no evento podem ser efectuadas na página do Lisbon Cycle Chic, onde também serão actualizadas as notícias sobre as actividades a realizar.
CYCLE CHICTM

O termo “Cycle Chic” foi lançado pelo cineasta e fotógrafo, Mikael Colville-Andersen, que em 2006 lançou o blog “Copenhagen Cycle Chic”. Reconhecido internacionalmente, Colville-Andersen tem feito um trabalho notável. Tem percorrido o mundo, promovendo a bicicleta como um meio de transporte de massas, fazendo palestras e prestando serviços como consultor na área da mobilidade urbana ciclável. É o dententor da marca registada CYCLE CHICTM.

Uma atitude natural perante o uso da bicicleta como meio de transporte. Gente nomal, com roupa casual, a utilizar a bicicleta, para ir de A a B, de uma maneira rápida e sustentável. O conceito “Cycle Chic” surge muitas vezes associado a cidades como Amsterdão, Copenhaga, Berlin, Paris, entre outras, onde a bicicleta é encarada como um meio de transporte habitual, usando a mesma roupa que se utilizaria para ir a pé ou de automóvel, ao invés de equipamentos específicos como capacetes e lycra, em geral associados ao ciclismo desportivo.

Imagens de gente elegante a andar de bicicleta, têm funcionado como incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Mas o movimento Cycle Chic não é, nem deve ser entendido como algo elitista, mas sim como uma atitude que qualquer um pode fazer: pedalar com roupas normais, descontraidamente e sem complicações.

Embora o conceito já fosse conhecido e “aplicado” no dia-a-dia por alguns utilizadores de bicicleta em Lisboa, no final do verão de 2010 chegou oficialmente à capital, na forma do blog “Lisbon Cycle Chic”. Lisboa é no entanto muito diferente de Copenhaga, e essas diferenças foram incorporadas no espírito deste projecto:
A pedalar calmamente pela cidade… Com estilo e sem stress. A cultura da bicicleta pelas ruas da nossa cidade. Vestidos casualmente para as deslocações do dia-a-dia, a bicicleta oferece-nos uma mobilidade elegante e sustentável – para melhor sentir o quotidiano urbano de Lisboa, sem perder estilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome