21º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu

35

Disputa-se no dia 29 de abril o 21º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu, terceira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO – Raiz Carisma que decorrerá em Gondar (Guimarães) em homenagem ao ciclista vimaranense que se sagrou campeão nacional de ciclismo de estrada e de rampa e venceu o Grande Prémio do Minho de 1996.

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, Agrupamento de Gondar do Corpo Nacional de Escutas e Gondar Jovem – Associação Juvenil, o 21º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu será aberto à participação (além das categorias de competição) de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.

O programa do 21º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu começará com um período para treinos entre as 9 e as 12h00(condicionado para os escalões de competição aquando das provas de escolas), realizando-se a partir das 10 horas as atividades para pupilos, benjamins e iniciados que têm a cerimónia protocolar agendada para as 12 horas. Pelas 13 horas começará a prova para cadetes, femininos, paraciclismo e promoção e às 14h30 a corrida elites, sub23, juniores e masters. A cerimónia protocolar está prevista para as 16h00. A participação na prova é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção (custo de inscrição inclui seguro de acidentes pessoais). O secretariado para confirmação de inscrições abrirá às 9 horas e as inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.

A partida e a chegada do 21º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu serão no Largo do Cruzeiro (Gondar – Guimarães) e, como habitualmente, a organização terá em funcionamento um serviço de restauração.

O 21º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, Cision, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Salvaggio, Controlsafe e AFAcycles.

No ano passado, duas centenas de atletas marcaram presença no 20º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem – Taça Manuel Abreu, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCO – MAPFRE | Seguros, que foi ganha em elites por Fábio Ribeiro e Susana Santos.

Manuel Abreu

Manuel Abreu nasceu em Gondar (Guimarães) a 5 de janeiro de 1963 e faleceu a 25 de fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.

Enquanto jovem, Manuel Luís Campos de Abreu acompanhou de perto a carreira de ciclista dos seus irmãos João e Jerónimo, quando estes representavam a equipa da Coelima. Com 20 anos de idade, em 1983, deixou a fiação onde trabalhava para se dedicar em exclusivo ao ciclismo. Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional nesse ano pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro.

Manuel Abreu alinhou ainda nas formações Tensai / Mundial Confiança / Santa Marta, Sicasal /Acral e Maia / Jumbo, nesta última ao lado do seu irmão mais novo Joaquim Sampaio.

Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, entre as quais o Grande Prémio do Minho de 1996.

Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar.

Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome