20 Xispas já rodam por Bragança

969

Xispa Bicicleta elétrica bragançaA cidade de Bragança passou a disponibilizar 20 bicicletas eléctricas, denominadas Xispas, aos munícipes. O projecto irá funcionar, a título experimental, durante um ano.

Esta iniciativa, implementada pelo município de Bragança, contempla a instalação de 20 bicicletas eléctricas partilhadas em locais estratégicos, como a Estação Rodoviária, a Praça da Sé e o Instituto Politécnico de Bragança (a criar brevemente), podendo ser utilizadas por qualquer pessoa. Para tal, basta efectuar o registo e solicitar o cartão no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Bragança ou no Posto de Turismo.

“As pessoas tanto em contexto de trabalho, como em lazer, poderão usar estas bicicletas, que permitem vencer as dificuldades da orografia e do terreno em Bragança, bem como potenciar as ciclovias”, explicou o presidente da câmara, Hernâni Dias.

“Bragança é uma cidade amiga do ambiente e que recebe bastantes turistas e que podem, agora, percorrer toda a cidade numa Xispa”, acrescentou.

“O sistema de bicicletas elécricas partilhadas irá facilitar a deslocação dos cidadãos no Centro Histórico, de forma a revitalizar esta zona da cidade. Este sistema permite, também, intensificar o uso das ciclovias, reabilitando os espaços urbanos existentes e contribui para uma melhoria da ligação entre os transportes públicos e os equipamentos coletivos existentes no centro histórico que, devido ao perfil das suas vias de acesso, não permite a circulação de autocarros”, pode ler-se no site da autarquia.

O projecto foi candidatado a fundos comunitários, o que permitiu um investimento na ordem dos 60 mil euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome