Há quem adore treinar com bicicleta em ambiente indoor, mas há também quem prefira pedalar ao ar livre. Qual das opções será a melhor para potenciar a técnica, velocidade e controlo da bicicleta?

Na verdade, grande parte dos treinadores profissionais recomenda um mix das duas soluções para se alcançarem ganhos máximos, o que acaba por servir como reconhecimento do mérito das qualidades associadas ao treino turbo.

Ainda não está convencido quanto às vantagens desta modalidade? A Garmin apresenta-lhe as 12 principais vantagens para treinar em modo indoor adaptando a sua bicicleta de estrada.

Ajuda a torná-lo um ciclista mais rápido. A maioria das pessoas com um treinador e um medidor de energia – e praticando um treino estruturado rigoroso – irá descobrir que o treino indoor é uma das melhores formar de praticar velocidade.

1 hora de treino turbo = 2 a 3 horas na estrada. Mesmo sendo uma corrida plana, apenas 10% do seu tempo em estrada é gasto em modo livre. Já num percurso montanhoso, e quando lhe junta o tempo passado a descer, este valor pode chegar a 40%. O treino turbo é mais intenso porque não pode praticamente deixar de pedalar.

Elimina as variáveis para um treino devidamente intervalado e maior segurança. Já pensou nos semáforos, no estado e na condição das estradas, nas subidas e descidas e em muitas outras coisas que estão fora do seu controlo no ambiente outdoor? É praticamente impossível completar os  intervalos de potência com precisão na estrada – experimente o treino turbo e nunca mais volta atrás. Além disso, maior segurança nas noites de inverno. Enquanto ciclistas, somos muito vulneráveis nas estradas, especialmente quando o contexto é a noite e a escuridão que nos coloca em risco a cada metro que avançamos.

Elimine as barreiras mentais ao treino. Menos tempo de preparação = melhor gestão do tempo. O treino fica muito mais fácil quando a bicicleta está pronta para si e pode subir nela em poucos segundos. Não é preciso consultar a previsão meteorológica, escolher a roupa, carregar a bicicleta até à rua e finalmente sair para a estrada. É certo que tudo demora o seu tempo, mas há coisas que levam mais tempo que outras. Ao optar por treinar em ambientes fechados, quase cada segundo é gasto efetivamente com o treino.

Melhore a sua posição e postura na bicicleta e melhore a sua técnica de pedalar. Deseja melhorar a forma como se senta na bicicleta? Tente colocar um à sua frente espelho para observar. A fórmula é simples: Postura aerodinâmica + menos movimento = ciclista mais rápido. Um maior foco na cadência e na pedalada vai ajudá-lo a fazer grandes melhorias na sua forma de fazer ciclismo. Também pode praticar exercícios de uma perna para aumentar a força.

Treine subidas, mesmo numa área plana. Experimente sentar-se mais para trás no selim para usar os outros músculos quando está em subidas. Pode preparar-se elevando a roda dianteira face ao nível do chão – algo que não pode fazer na estrada.

Interatividade para um treino divertido. Corridas simuladas permitem manter o esforço. Plataformas como a Zwift dão um lado social ao treino indoor. Use-a para treinar com amigos ou familiares mesmo que estejam do outro lado do mundo. Mantenha-se competitivo durante o inverno competindo numa plataforma virtual como a Zwift. Até os profissionais o fazem.

Apps sofisticadas especificamente para planos de treino indoor. É claro que vale a pena ter um treinador que nos acompanhe, mas nem todos nos podemos dar a esse luxo. Nesses casos, compensa investir em apps como a TrainerRoad, que oferece centenas de planos de treino que poderá usar mesmo se não tiver um medidor de energia, isto graças à funcionalidade Virtual Power.

E com a nova app Tacx Training, agora atualizada, pode assistir a uma grande quantidade de vídeos para todos os níveis, em streaming, sem ser necessário o download dos mesmos, e vê-los com alta qualidade (720p). A nova app tem uma melhor visualização do treino, em horizontal ou vertical e é fácil e intuitiva. Compatível com Air Play e outros aplicativos para visualizar o conteúdo do smartphone na TV pode aceder grátis e criar os seus exercícios em cloud.tacx.com. Todos exercícios são assim estruturados com base na inclinação, potência, FTP ou frequência cardíaca e poderá posteriormente analisar as suas atividades e exportar os seus dados para o Strava bem como sincronizar os treinos e atividades entre dispositivos.

Aprenda o melhor ritmo dominando a sua força. Numa corrida de treino no exterior, é muito provável que acabe por se cansar facilmente se for demasiado depressa. Mas como agora já praticou os intervalos no treino turbo, será muito mais eficaz fazer a avaliação dos seus esforços e assim evitar ficar cansado de forma precoce.

Grave todos os exercícios para análise posterior. Pode acompanhar a sua melhoria de condição física com precisão para garantir que consegue atingir o pico de esforço no momento certo.

Construa resistência mental. O treino turbo é um treino real. É claro que a roda de trás pode não estar no chão – e há sistemas que simplesmente fazem a roda de trás sair debaixo do selim –, mas a única coisa que tem de fazer é concentrar-se no treino turbo e lutar por atingir os seus números. Verá que irá aprender a sofrer e vencer objetivamente de uma forma tão humilde quanto nobre.

Percorra a corrida antes de a fazer usando um treinador inteligente. Carregue um ficheiro GPX com a rota e estude o percurso sem sair da sua sala de estar. Poderá assim ficar a conhecer todos os pontos de dificuldade e oportunidade, sabendo em antemão como dosear o seu esforço e atenção. Esta é uma solução perfeita para qualquer prova que nunca tenha feito ou que já tenha feito mas ainda não domine.

Saiba mais sobre as soluções de treino indoor da Tacx, a Neo bike e o Tacx Neo 2T.