Shimano transporta tecnologia de topo em estrada para a gama Ultegra

0
123

O Novo Shimano Ultegra R8000 vai chegar quipado com travões de disco de alta performance, manetes mecânicas e DI2 totalmente redesenhadas, botões no topo da manete Di2 para uma melhor personalização, manetes de contra-relógio para comutação sincronizada e mudanças traseiras de baixo perfil com Tecnologia Shadow para obtenção de melhores vantagens aerodinâmicas.

O lançamento do novo Ultegra oferece muito mais que produtos testados por profissionais. O Ultegra R8000 transporta toda a tecnologia usada pelas equipas profissionais e adapta-a ao mundo real do ciclismo, oferecendo personalização, sistemas de transmissão mais ergonómicos, com avançados componentes de travagem para disco ou travão dual pivot, controlo total de comutação Di2 ou mecânica.

Concebido para obter a mesma versatilidade seja em competição, treino ou uma simples volta com os amigos, o Ultegra pretende re-capturar a paixão pelo ciclismo.

SISTEMA DE TRANSMISSÃO

Um design assimétrico do crenque, à semelhança do Dura-Ace 9100, com tecnologia Hollowtech II, construção de 4 braços para melhorar a transferência de potência e reduzir perdas de energia, conseguindo-se ainda assim reduzir algumas gramas (674g, na opção 50-34D) em comparação com a versão anterior .

A roda pedaleira exterior utiliza tecnologia Hollowglide da Shimano, conseguindo-se deste modo uma maior rigidez, enquanto a estrutura oca além de permitir reduzir o peso, garante maior precisão na passagem das mudanças da frente.

Pedaleiro FC-R8000

Combinações disponiveis: 53-39D, 52-36D, compacto 50-34D, e uma versão para ciclocross 46-36D

Cassete CS-R8000

11 velocidades que surge agora com 6 combinações standard: (11-25D, 11-28D, 11-30D, 11-32D, 12-25D e 14-28D)

Cassete CS-HG800

Versão mais larga 11-34D numa cassete com um encaixe do cepo compatível com bicicletas de estrada e montanha

Pedais

O novo pedal Ultegra SPD-SL com corpo em  compósito de carbono incentiva a novas performances com a redução de altura do seu perfil em 0,7mm. Possui também uma plataforma mais larga e uma redução de 12 gr comparativamente com o modelo anterior PD-6800.

SISTEMA DE COMUTAÇÃO

O Ultegra vai trazer aos ciclistas manetes de mudança DI2 e mecânica altamente rápidas e de alta precisão, com opções para travão de disco e travão de ferradura, mais ergonómicas e mais compactas.

As manetes DI2, com a mais recente funcionalidade comutação sincronizada total ou semi-sincronizada (com a bateria BT-BN110), permitem aos ciclistas executar passagens de mudança automáticas na frente (Sincronização Total) ou passagens automáticas na mudança trás (Semi-sincronização). Com isto, por exemplo, o utilizador pode programar os manípulos esquerdos para fazer passagens para mudanças altas e os manípulos do lado direito programados apenas para passagens paras as baixas. Além disso, as novas manetes têm um clique mais definido e a comutação com luvas foi também melhorada com o afastamento dos botões.

À semelhança do design do Dura-Ace Di2, as novas manetes Ultegra ST-R8070 hidráulicas Di2 e ST-R8050 Di2 para travão ferradura, vão incluir no topo do repousa-mãos botões para comutação remota, os quais podem também ser programados para comutação ou controlar terceiros equipamentos.

Todos os manipulos ou botões DI2 permitem a funcionalidade multi-shift, assim como os botões de topo de guiador ou a comutação sincronizada, que são personalizadas através da aplicação E-TUBE app para telefones, tablets ou PC’s. Esta app, além de permitir ao utilizador personalizar ao seu gosto funções e operações, permite manter todos os componentes elétricos da bicicleta atualizados com o mais recente firmware, assinalar anomalias e resolver anomalias do sistema.

As manetes hidráulicas Ultegra ST-R8070 vêm com alçance de mão melhorado e ajuste de stroke. As novas manetes hidráulicas (ST-R8070 e ST-R8020) pesam 360g e 550g respetivamente, mais 65g e 112g  mais pesadas que as opções mecânicas (ST-R8050, 295g, e ST-R8000, 438g).

A mudança da frente (FD) está desenhada para uma passagem de mudanças mais rápida e suave quando sujeita a altas forças de torque e foi resenhada para se adaptar às novas tendências de mercado para os quadros de estrada, mais curtos e largos e utilização de pneu mais largo.

A mudança de trás Di2 (RD-8050) ou mecânica (RD-R8000) adoptou o baixo perfil da Dura-Ace e a tecnologia Shimano Shadow RD com um design que permite que a mudança fique situada totalmente por debaixo da cassete, afastando-a assim de potênciais impactos. A mudança vem com 2 combinações: caixa curta (SS) para combinações de 11-25D a 11-30D e caixa longa (GS) que se aconselha a utilizar nas combinações 11-28D a 11-34D. Ambas as mudanças da frente e trás Di2 comunicam entre elas para as operações de comutação sincronizada, permitindo assim ao ciclista manter maior concentração na estrada.

As manetes mecânicas estão disponíveis numa versão hidráulica (ST-R8020) e versão para travão de ferradura (ST-R8000). Incluem cabo de mudanças com revestimento em poliamida para uma passagem de mudanças incrivelmente leve. O ajuste de tensão do cabo foi também facilitado.

COMPONENTES DE COMUTAÇÃO ADICIONAIS

Para triatlo e contra-relógio, teremos os manípulos ST-R8060 que encaixam no topo do guiador. O novo design traz uma nova dimensão ao atleta, simplificando as operações de comutação quando está no seu esforço máximo. Com a remoção de um botão da unidade ST-6871, teremos uma manete mais aerodinâmica, mais pequena e curta.

A eliminação de um botão de cada um dos manípulos, significa que os atletas de triatlo ou contra-relógio têm de utilizar a comutação sincronizada. Em alternativa, foram incluídas opções sem série associada SW-R671, para contra-relógio e botões SW-R600 ou SW-R610 para subida ou sprint.

SISTEMA DE TRAVAGEM

Os novos travões hidráulicos Ultegra incluem uma nova pinça de travão mais potente e compacta, para montagem flat-mount BR-R8070, para uma integração perfeita nos novos quadros de estrada. Uma nova construção de rotor com distintas alhetas dissipadoras, permitiu melhorar a dissipação de calor . O jogo de pinças BR-R8070 pesa 280g, o par de travões Dual-pivot BR-R8000 para travão de ferradura pesa 360gr, com uma opção para montagem direta, ambos compativeis com pneus mais largos  até 28C e um estabilizador entre os braços permite maior estabilidade e maior potência de travagem.

RODAS AO NÍVEL DO ULTEGRA

Para complementar a nova linha do Ultegra teremos 2 novos conjuntos de rodas sem série associada: Roda tubeless em carbono laminado WH-RS700 para travão ferradura e a versão WH-RS770 para travão disco e eixo passante de 12mm.

DESENVOLVIMENTO ULTEGRA R8000

O gestor de produto da Shimano Tim Gerrits disse:

“O objetivo era transportar tecnologia de ponta para uma maior audiência de ciclistas. Queremos oferecer alta performance a vários tipos de ciclistas de estrada com uma ampla variedade de produtos. O Ultegra foi desenhado para atingir todo o tipo de ciclismo desde o contra-relógio/triatlo, até aqueles que desejam ter travões de disco ou sistemas Di2 nas suas bicicletas para grandes performances nos granfondos, rodas para travões mecânicos ou aros para travão disco. 5 Diferentes tipos de montagens permite ao consumidor ter uma ampla escolha. Estamos na verdade, super orgulhosos com este desenvolvimento. O Ultegra é um apelo entusiástico que está associado com o verdadeiro espirito desportivo. Estamos a fazer um esforço nesta promoção, e esperamos que durante o processo possamos atrair mais pessoas para o ciclismo de estrada.”

Website Ultegra: myultegra.shimano.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here