Olá Primavera! By Amigos da Montanha

0
31

Apesar de só começar na segunda-feira, dia 20, em Barcelos, a Primavera não poderia ter sentido as boas-vidas da melhor forma no último sábado. Milhares de pessoas passaram pelo espaço “Olá Primavera” colocado no centro da cidade pelos Amigos da Montanha e que se apresentou como um verdadeiro jardim dinâmico no centro histórico de Barcelos, pleno de animação em todas as horas do dia.

Entre exposições, distribuição de plantas aromáticas, workshops, showcooking e ações de degustação, bem como uma área infantil, as propostas foram atrativas e diversificadas num espaço dedicado ao ambiente. Neste jardim florido foi ainda colocado um mini auditório no qual foram transmitidos, durante o dia, documentários sobre temáticas ambientais atuais. Esta é uma ação de sensibilização ambiental organizada pelos Amigos da Montanha em que, uma vez mais, se pretendeu chamar a atenção para os problemas ambientais, formando e sensibilizando para a gestão racional dos recursos e para o respeito pelo meio ambiente. O objetivo é levar esta mensagem de uma forma direta através de uma ação de rua, em contacto direto com a população. A divulgação científica e a sensibilização para a proteção e conservação do planeta foram uma constante no “Olá Primavera”. Cada um dos espaços foi acompanhado por cartazes explicativos que permitiam aos visitantes aprofundar alguns conceitos e temáticas ambientais, tendo por base o novo projeto ambiental dos Amigos da Montanha, o “BiodiverCidade”, um programa constituído por um conjunto de atividades centradas na educação e sensibilização ambiental e no aumento da biodiversidade, atuando na comunidade e no terreno.

O programa do Olá Primavera contou com a parceria de várias entidades que dinamizaram os diferentes espaços. O Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal de Barcelos promoveu o workshop “Hortas Verticais”, a Biocelos distribuiu chás e águas aromatizadas e promoveu um ShowCooking. Os Viveiros Serafins, que idealizara “este jardim”, tiveram a responsabilidade do workshop Varandas Floridas. No Olá Primavera não faltou um espaço infantil onde os mais pequenos se deliciaram entre pinturas, construção de máscaras e um “cozinhar” de comida para pássaros. Em nome da Global Association for Life, através do projeto Loving the Planet, o Presidente da Direção, Eduardo Rêgo, conhecido locutor do programa BBC Vida Selvagem, apresentou o tema “Há um coração verde que nos liga” onde o ponto principal passou pelo projeto em desenvolvimento de novas tecnologias para reforçar a vigilância e a capacidade de intervenção no combate aos fogos. A ideia passa por mudar o paradigma da organização florestal, com uma nova forma de encarar a calamidade dos incêndios.

A sensibilização para a proteção da florestal ficou a cargo da Associação Florestal do Cávado.

Em várias horas do dia, no espaço Olá Primavera e nas ruas do Centro Histórico foram ainda distribuídas plantas aromáticas, convidando a população a cuidar destas plantas no sentido de promover a horticultura familiar.

No “Olá Primavera” circularam pela primeira vez as bicicletas BicAM. As “Bicicletas dos Amigos” vão estar disponíveis no Albergue de Peregrinos da Associação, situado em Barcelinhos, precisamente para dar a conhecer a cidade. As bicicletas cedidas pela BikeSeven Barcelos e Onda são também uma forma ambiental de reutilização. Estão disponíveis, de forma gratuita, para os peregrinos que pernoitem no Albergue dos Amigos da Montanha e que assim poderão deslocar-se facilmente até ao centro histórico de Barcelos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here