Melgaço acolhe em 2018 os nacionais de Ciclocrosse e de Maratonas e o Grande Prémio do Minho

0
78

Melgaço vai receber em 2018 os Campeonatos Nacionais de Ciclocrosse e de BTT Maratonas, assim como uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada, de acordo com o protocolo subscrito entre o Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo. Além das atividades competitivas, está em perspetiva a realização conjunta de outros eventos direcionados para a prática generalizada do ciclismo.

Depois de Melgaço ter acolhido em 2017, com assinalável êxito organizativo, etapas das Taças de Portugal de Ciclocrosse e de Maratonas e do 29º Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada, o Município mais a Norte de Portugal acolherá em 2018 os Campeonatos Nacionais daquelas duas vertentes do ciclismo, o início e final de uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada e uma prova do Campeonato do Minho de BTT XCO – Cross Country Olímpico.

Melgaço receberá no dia 14 de janeiro de 2018 o Campeonato Nacional de Ciclocrosse e posteriormente, em data a definir, o Campeonato Nacional de BTT Maratonas. Também para datas a indicar está igualmente confirmada a realização de uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada e do 4º BTT XCO de Melgaço, pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO – Cross Country Olímpico.

O protocolo subscrito entre a Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo visa a “colaboração mútua no estabelecimento de ações conjuntas de fomento da atividade desportiva, formação e promoção e desenvolvimento de atividades, mais especificamente da modalidade ciclismo, nas suas diversas vertentes, quer sejam de competição ou de lazer”.

As três entidades comprometem-se a “promover e gerir eventos desportivos de índole regional e nacional; a fomentar o uso da bicicleta e da modalidade ciclismo nas vertentes de competição, manutenção e lazer; e a incentivar o fluxo turístico aproveitando as estruturas existentes e o entorno natural de toda a área do município”.

Nesse sentido, além das atividades competitivas, está em perspetiva a realização conjunta de outros eventos direcionados para a prática generalizada do ciclismo.

“A prática do ciclismo tem vindo a crescer na comunidade desportiva do nosso concelho e nós temos de apoiar essa prática, de apoiar os nossos jovens”, explica Manoel Batista, autarca melgacense, argumentando que existem no Município de Melgaço condições de excelência para a prática do ciclismo: “Temos um fantástico Centro de Estágios, com ótimas condições, e um Centro de BTT, localizado na Porta de Lamas de Mouro, Porta do Parque Nacional da Peneda Gerês”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome