Maratona BTT 5 cumes com vertente ambiental

0
565

12.ª Maratona BTT 5 CumesA 25 de setembro, cada betetista que se tiver inscrito na Givec Maratona BTT 5 Cumes representará a plantação de uma árvore de espécie autóctone. Barcelos foi este verão bastante atingido pelos incêndios e, no âmbito da intervenção ambiental que os Amigos da Montanha assumem na sua atividade, será realizada, em data a definir, uma ação de reflorestação no Monte do Cresto. Assim, a associação de Barcelinhos assume o compromisso de plantar uma árvore por cada inscrito na prova.

IMG_5108O Monte do Cresto é um monte mítico para os 5 Cumes por representar o único cume – S. Gonçalo – totalista das 11 edições desta prova. Os Amigos da Montanha promovem diferentes ações de sensibilização, promoção e valorização ambiental e todas as atividades realizadas pela associação têm uma preocupação ambiental. No Monte do Cresto houve já três intervenções dos Amigos da Montanha, em conjunto com a Câmara Municipal de Barcelos e a Junta de Freguesia de Aldreu, tendo sido plantadas mais de 1 700 árvores de espécies autóctones, numa área de 3 hectares e meio, depois de, no ano de 2012, um incêndio de grandes proporções ter atingido aquele local. Este verão uma parte deste monte voltou a ser atingido pelo fogo.

A Givec Maratona BTT 5 Cumes realiza-se no dia 25 de setembro. As inscrições para a 12.ª edição desta prova podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com ou na sede da associação, em Barcelinhos. Os participantes podem optar por duas distâncias: a Maratona 5 Cumes com 80 km e a Meia Maratona 3 Cumes com 47 km. Mais uma vez, a inscrição tem um jersey de manga comprida e a oferta de meias de compressão.

AM_5Cumes_2016_ANUNCIO_BMA partida para aquela que é uma das maiores provas de BTT em Portugal está, este ano, de volta ao magnífico cenário do centro histórico de Barcelos que nos tem oferecido imagens deslumbrantes nas edições de várias atividades desportivas dos Amigos da Montanha.

Os trilhos e os cumes prometem também eles ser mais uma vez atrativos, com desafiantes singletracks, espírito de aventura e a singularidade da conquista dos cumes, reunindo os melhores ingredientes para esta maratona que é uma referência nacional e que desde a sua primeira edição, em 2005, já trouxe mais de 20 mil participantes a Barcelos, alguns deles vindos da vizinha Espanha, mas também de outros países europeus.

O desafio lançado nesta prova é a superação à Conquista dos 5 Cumes. Como habitual, o percurso escolhido trará novidades, com a introdução de novos trilhos e cumes, alguns deles em zonas onde o trajeto já não passa há vários anos, o que constitui um excelente motivo para todos voltarem a percorrer os trilhos que passarão por dezassete freguesias, duas delas já no concelho vizinho de Vila Verde. Em relação aos cumes, São Gonçalo, Portela e Alto da Corujeira são os escolhidos para o percurso da meia maratona. Já na prova de 80km, os atletas vão ter de superar os cumes de São Gonçalo, Lousado, Busto, São Lourenço e Alto da Corujeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome