Givec Maratona BTT 5 Cumes, a 24 de setembro

0
139

A 13.ª edição da Givec Maratona BTT 5 Cumes foi apresentada na última sexta-feira na sede dos Amigos da Montanha. A prova, organizada pelos Amigos da Montanha com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, acontece a 24 de setembro e tem como embaixador o grande nome do ciclismo nacional, Rui Sousa.

Desde a sua primeira edição, este evento já trouxe a Barcelos mais de 22 mil participantes e é, atualmente, uma referência nacional na modalidade e uma das maiores provas de BTT realizadas. Américo Alves, Presidente dos Amigos da Montanha referiu a importância e as dificuldades também existentes de continuar a manter uma prova com esta dimensão, agradecendo aos patrocinadores pois sem os apoios recebidos tal não seria possível. Salientou também a participação dos cerca de 250 voluntários no dia da prova. “Estes associados, familiares e amigos, alunos das escolas, grupos de escuteiros ou elementos de outras associações têm sido fundamentais”, salientou Américo Alves.

Davide Ferreira, diretor da prova, referiu que a mítica maratona 5 Cumes traz, nesta edição, algumas novidades. A saída acontecerá em direção ao Monte do Facho, o que acontece primeira vez desde o início da prova, em 2005. Este será o primeiro cume a cumprir pelos betetistas que terão pela frente a subida ao Monte de Airó, Monte de Midões, Monte D’Assaia e o último cume, no Monte da Franqueira, para depois regressarem ao Centro de Barcelos, completando o percurso de 80km na Maratona 5 Cumes. Para além desta distância, é possível escolher a Meia Maratona 3 Cumes com 47km. O conceito de superação dos 5 Cumes confere a esta maratona uma ideia singular que tem vindo a conquistar os participantes, anualmente. Foi, também, apresentado o equipamento da prova, com um jersey que todos os anos constitui um fator de referência no kit de participante. As inscrições para a prova abriram também na última sexta-feira e podem ser realizadas em www.amigosdamontanha.com ou na sede da associação, em Barcelinhos.

A Givec Maratona BTT 5 Cumes decorre sob o desafio “Supera-te à Conquista dos 5 Cumes” e Fátima Melo, betetista barcelense que venceu a edição de 2016, desafiou todos os apaixonados pelas duas rodas a virem percorrer os trilhos de Barcelos. Qualquer pessoa que ande normalmente de bicicleta pode conquistar os cumes”, referiu. Humberto Castro, vencedor da edição do ano passado no setor masculino, salientou que a mítica maratona é isso mesmo, uma “conquista”.

Em representação do Grupo Óptico, um dos patrocinadores da prova, Filipe Oliveira salientou o trabalho desenvolvido pela associação, levando o nome de Barcelos para além das fronteiras de Portugal e promovendo o desporto como fator de bem-estar e de saúde.

Em representação da Câmara Municipal de Barcelos, Hélder Tomé, salientou a preocupação ambiental dos Amigos da Montanha, não só nesta mas em todas as outras provas. Os Amigos da Montanha utilizam, por exemplo, um sistema de marcação de percurso com fitas reutilizáveis que são usadas nas provas e recolhidas logo após a conclusão da atividade. Evidenciou, também, a realização do Passeio BTT 5 Cumes Júnior, no sábado, 23 de setembro, promovendo o desporto, hábitos de vida saudáveis e o envolvimento de todos. O facto dos Amigos da Montanha conseguirem o envolvimento de “patrocinadores no apoio às dinâmicas realizadas e, também, o envolvimento da comunidade civil”, é outro dos aspetos a frisar. A Givec Maratona BTT 5 Cumes marca a agenda dos grandes eventos de Barcelos, com um desafio pelos ingredientes que tem e “neste espetáculo de duas rodas quem sai a ganhar é o concelho de Barcelos”, referiu.

O Presidente da Assembleia Municipal, também representante da empresa PR Têxtil e marca Onda, que ao longo dos anos tem vindo a apoiar com os Amigos da Montanha, nomeadamente na conceção do equipamento para esta prova, lembrou que esta é considerada pela Federação Portuguesa de Ciclismo “como uma das melhores provas de BTT ao nível nacional; a mais emblemática, mais bem organizada e mais conseguida”, salientou. Noutra vertente, referiu ainda o impacto económico e turístico para o concelho de Barcelos, ao trazer “muita gente de fora, nomeadamente da Galiza”. Duarte Nuno Pinto deixou ainda a promessa que vai tentar superar os Cumes e estará na linha de partida da 13.ª edição, esperando que o número treze traga grande êxito, pois para ele e para a sua empresa tem “sido um número da sorte”. Por isso, no dia 24 de setembro, estará a pedalar pelos trilhos de Barcelos com o dorsal número treze.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here