Centro de BTT da Serra do Açor

0
114

Instalado na localidade de Coja, Concelho de Arganil, o Centro de BTT da Serra do Açor, integra o território que lhe confere o nome.

A Serra do Açor é uma montanha predominantemente xistosa que integra a cordilheira central, em conjunto com a Serra da Lousã e a Serra da Estrela, abrange os grande parte dos Concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra e parte dos concelhos de Góis, Oliveira do Hospital, Seia e Covilhã, atinge os seus pontos mais altos em S. Pedro do Açor (1342m) e Cebola (1418m), estendendo-se por uma área superior a 25 mil hectares.

PUB

Há muitos séculos, as verdes pastagens da Serra do Açor, atraíam grupos de pastores que aí levavam os seus rebanhos. Diz‐se mesmo que esses pastores seriam os Lusitanos, hábeis criadores de cavalos que povoavam os Montes Hermínios (Serra da Estrela). Ao longo dos tempos as populações foram criando condições para a sua subsistência, conquistando à Serra cada pequena leira cultivada em socalcos.

A agricultura, pastorícia e a apicultura constituíram assim as principais atividades das populações. Pelo alto da Serra do Açor passava a antiga estrada real que ligava Coimbra à Covilhã por onde circulavam caravanas de carros de bois que traziam do litoral o peixe e o sal para levarem no regresso a carne, o queijo, os lanifícios e até gelo, das terras do interior.

Para além de histórica, a Serra do Açor é um concentrado de beleza natural, é uma montanha fendida por dezenas de ribeiras de águas límpidas e pequenas e belas povoações que merecem ser descobertas, como é exemplo as Aldeias do Xisto de Benfeita e Vila Cova de Alva. Nesta área é possível ainda encontrar uma das relíquias da floresta autóctone portuguesa, a Mata da Margaraça, que integra a Paisagem Protegida da Serra do Açor e a Rede Natura 2000.

Como chegar:
Para chegar a Coja, onde se localiza a estrutura de acolhimento de Centro de BTT, a partir da A1, deverá utilizar-se a saída de Coimbra Norte, seguindo o IP3 em direção a Viseu durante aproximadamente 28km, saindo no IC6 em direção a Arganil. A partir do IC6 poderá dirigir-se para Coja via Arganil pela EN342-2 e EN342 ou sair diretamente da IC6 para a antiga EN344 até Coja. Já em Coja deve dirigir-se ao parque do Prado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here